O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat), atendeu solicitação da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e prorrogou até abril de 2026 o incentivo fiscal concedido a produtores de suínos nas operações interestaduais. O incentivo, que integra o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), garante a cumulatividade de créditos para suínos destinados a abate, engorda, criação e reprodução. A reunião que aprovou a medida ocorreu na última quarta-feira de abril (30/04).
De acordo com o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, a medida é essencial para manter a competitividade dos produtores de Mato Grosso frente a outros Estados, principalmente após quatro anos de prejuízos enfrentados pela suinocultura nacional, que resultaram na redução de cerca de 20 mil matrizes em Mato Grosso.

Com a manutenção do incentivo ao invés de pagar 12% de ICMS nessas operações, o setor pagará 3% em animais enviados para fora de Mato Grosso. O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Condeprodemat, César Miranda, ressaltou que a decisão reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso com a industrialização e a modernização da política fiscal.
Fazem parte do conselho do Condeprodemat as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Fiem, Famato e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Famato).
06 de maio de 2025 /Acrismat/ Brasil
https://acrismat.com.br