A Comissão Europeia publicou o relatório de 2024 da Rede de Alerta e Cooperação (ACN), que pela primeira vez inclui notificações relacionadas ao bem-estar animal e animais de companhia. Isso foi possível graças à criação de novas redes especializadas que facilitam o intercâmbio de informações entre os Estados-membros.
A Rede de Bem-Estar Animal atua para garantir o cumprimento da legislação europeia ao longo de todo o ciclo de vida dos animais, da criação ao transporte e abate. O avanço representa um passo importante rumo a uma vigilância mais abrangente na UE, que passa a considerar não apenas a segurança alimentar, mas também aspectos éticos e de saúde animal.

O relatório aponta um aumento de 8% no total de notificações (9.460) em relação a 2023. As alertas sobre segurança alimentar cresceram 12%, totalizando 5.250 notificações. Frutas e hortaliças lideraram os registros de não conformidade, principalmente por resíduos de pesticidas. Também foram relatados muitos casos de rotulagem incorreta, incluindo alegações não autorizadas em suplementos alimentares.
20 de maio de 2025/ AESAN/ Espanha.
https://www.aesan.gob.es/