O Paraguai deu um passo estratégico para o fortalecimento de sua suinocultura com a aprovação oficial do sistema de compartimentação suína por parte do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (SENACSA).
Por meio da Resolução nº 20/2026, o SENACSA aprovou o Compartimento de suínos para a Cooperativa Colonias Unidas Agropecuaria Industrial Ltda. (CCU) e o frigorífico Unión de Productores de Itapúa S.A. (UPISA), reconhecendo seu status sanitário como livre de Peste Suína Africana (PSA), Peste Suína Clássica (PSC) e Febre Aftosa (FA).

A compartimentação é um sistema de biosseguridade e manejo sanitário que permite controlar riscos sanitários, melhorar a saúde do rebanho, garantir a qualidade da carne e facilitar o acesso a mercados internacionais, sob elevados padrões de rastreabilidade e controle.
O ato oficial de entrega da resolução contou com a participação do Vice-Ministro da Pecuária, Dr. Marcelo González Ferreira, e de autoridades do setor público e privado. O presidente do SENACSA, Dr. José Carlos Martin, destacou a importância do SIGOR suíno (Sistema Informático de Gestão de Escritórios Regionais) como ferramenta-chave para a rastreabilidade e o cumprimento das exigências sanitárias internacionais.
A aprovação do compartimento e o reconhecimento do status sanitário, que inclui 14 estabelecimentos produtivos de Itapúa, manterão sua validade enquanto forem preservadas as condições de biosseguridade e sanidade estabelecidas pela normativa vigente.
Com esse avanço, o Paraguai reforça seu compromisso com a sanidade animal e consolida seu posicionamento para acessar novos e melhores mercados para a produção suína nacional.
9 de janeiro de 2026/ Ministério de Agricultura e Pecuária/ Paraguai.
https://www.mag.gov.py


