X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

PSA Espanha: resultados das auditorias no IRTA-CReSA

Tanto os resultados da auditoria do Comitê Auditor quanto o relatório da União Europeia não identificam qualquer evidência de saída do vírus do IRTA-CReSA.

22 Dezembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O conselheiro de Agricultura da Generalitat da Catalunha, Òscar Ordeig, divulgou os resultados da investigação realizada por um Comitê Auditor, conduzida no âmbito de uma auditoria independente às instalações de biocontenção de nível 3 (NCB3) do IRTA-CReSA, localizadas no campus da UAB, em Bellaterra. A auditoria foi realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2025 e conduzida por uma equipe de especialistas formada por Gorka Aduriz, Massimo Palmarini, Gonzalo Pascual e Laura Pérez, que atuou como coordenadora científica. Durante o processo, a equipe auditora entrevistou pessoal-chave do centro, incluindo responsáveis pela biocontenção, infraestrutura, direção e pesquisa, e revisou tanto a documentação quanto os procedimentos operacionais da instalação.

Os resultados da auditoria são positivos e concluem que as instalações do IRTA-CReSA são adequadas para o nível 3 de contenção biológica e, portanto, aptas para o trabalho seguro com o vírus da peste suína africana (PSA). O relatório valida os sistemas de biosseguridade, a gestão interna, a formação do pessoal, o controle de acessos, a gestão de resíduos e os protocolos de envio de amostras, bem como o cumprimento da normativa europeia e internacional vigente. Apesar de identificar algumas oportunidades de melhoria para reforçar ainda mais determinados processos, a auditoria atesta a solidez técnica e operacional do centro e seu alto nível de segurança biológica.

O conselheiro Ordeig fez um apelo à prudência e ao rigor científico, lembrando que “ainda há várias investigações simultâneas em curso que precisam ser respeitadas e deixadas avançar com todas as garantias”. Nesse sentido, Ordeig destacou que o sequenciamento do vírus será fundamental para descartar hipóteses, avançar no conhecimento da origem do foco e readaptar, se necessário, as estratégias de atuação.

Além disso, na última sexta-feira, o conselheiro apresentou os resultados do trabalho realizado pelos especialistas da União Europeia, dos quais se depreende que, neste momento, não existe qualquer evidência de que o foco esteja relacionado a uma falha do laboratório nem de que o vírus tenha saído das instalações do IRTA-CReSA.

O relatório completo da União Europeia pode ser consultado aqui: African swine fever EUVET mission to Spain 10-12 December 2025 Preliminary report

22 de dezembro de 2025/ DARPA/ Generalitat de Catalunya.
https://govern.cat/salapremsa

Consulte o ''guia de enfermidades'' para mais informações

Peste Suína AfricanaA peste suína africana é uma das doenças virais mais importantes em suínos. É uma doença sistêmica e é relatada na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista