O Departamento de Agricultura da Generalitat da Catalunha informou, ao meio-dia de hoje, que as 39 granjas de suínos situadas dentro do raio de vigilância estabelecido ao redor do foco de peste suína africana (PPA) tiveram todas resultado negativo.
A situação continua sendo de alerta sanitária. Foram recolhidas várias carcaças dentro do raio de vigilância, que estão sendo analisadas pelo CReSA e, se necessário, serão validadas pelo laboratório de referência do Ministério.

A UME se junta à operação de contenção
Para reforçar o dispositivo e garantir a contenção do foco, o governo catalão solicitou o apoio da Unidade de Controle Cinegético da Unidade Militar de Emergências (UME), que se incorpora às equipes já mobilizadas no território.
No plano de contingência também participam os Agentes Rurais, os Mossos d'Esquadra, a Proteção Civil do Departamento de Interior e Segurança Pública, voluntários das ADF, além de agentes da Guarda Urbana e do SEPRONA.
O governo mantém o fechamento de acesso à zona infectada, correspondente aos primeiros seis quilômetros, assim como as medidas de vigilância ampliada até os vinte quilômetros e a suspensão das atividades de lazer organizadas em todo o Parque de Collserola.
Importância da colaboração cidadã e da vigilância ativa no território
O governo reforça a importância de intensificar as medidas de biosseguridade e insiste na necessidade da colaboração da população e dos municípios para garantir a eficácia da resposta sanitária.
Diante de qualquer ocorrência relacionada à fauna silvestre, como o achado de um javali morto, deve-se entrar em contato imediatamente com o telefone de emergências 112 (Espanha).
30 de novembro de 2025/ Departamento de Agricultura/ Generalitat da Catalunha.
https://govern.cat/








