A capacidade do país de prevenir uma futura pandemia foi significativamente ampliada com o anúncio de um investimento de £1 bilhão em um novo Centro Nacional de Biossegurança.
Esse financiamento viabilizará a próxima fase do novo Centro Nacional de Biossegurança — um campus científico de ponta em Surrey, que será a principal instalação do Reino Unido dedicada à biossegurança animal.

O investimento faz parte da nova Estratégia de Segurança Nacional, que representa uma mudança significativa na forma como o país protege seus interesses, ao mesmo tempo em que gera empregos, renda e crescimento para a população britânica, como parte do Plano de Mudança do Governo.
Sem uma infraestrutura de biossegurança moderna e robusta, a entrada de doenças poderia impactar gravemente os produtores rurais, a produção agropecuária, devastar comunidades rurais e comprometer cadeias de suprimento essenciais. A exportação de animais vivos, carnes e derivados, laticínios e subprodutos de origem animal representa sozinha £16 bilhões por ano para a economia do Reino Unido.
O financiamento permitirá agora o aprimoramento das capacidades de detecção, vigilância e controle do país para doenças animais de alto risco, como influenza aviária, febre aftosa e peste suína africana, além de fortalecer a capacidade de lidar com surtos simultâneos.
A nova instalação fará parte de uma rede nacional de centros criada pelo Gabinete do Governo sob a Estratégia de Biossegurança do Reino Unido, anunciada na Estratégia de Segurança Nacional. Essa nova rede de laboratórios governamentais oferece uma capacidade soberana essencial para manter a segurança da população e responder aos riscos biológicos.
A rede fortalecerá e formalizará colaborações já existentes entre a Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido, a Agência de Saúde Animal e Vegetal e o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa. Ela garantirá que o país esteja melhor preparado para crises, responda de forma mais eficaz quando incidentes ocorrerem e adote uma abordagem mais integrada à pesquisa biológica.
24 de junho de 2025 /Governo do Reino Unido/ Reino Unido
https://www.gov.uk