A Comissão Europeia acolheu com satisfação o apoio dos Estados-Membros da UE à sua proposta sobre RENURE, discutida hoje no Comitê de Nitratos. RENURE, sigla para "REcovered Nitrogen from manURE" (nitrogênio recuperado de dejetos), é fertilizante produzido a partir de dejetos processados. A proposta permitiria que os Estados-Membros que assim optarem autorizem o uso de fertilizantes RENURE acima dos limites estabelecidos pela Diretiva dos Nitratos para a aplicação de dejetos e dejetos processados.
Segundo a Comissão, essa medida oferece uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos, reduzindo os custos para os agricultores e reforçando a autonomia estratégica do setor agrícola da UE, ao mesmo tempo em que garante a proteção contínua da água e do meio ambiente.

O acordo será agora enviado ao Parlamento Europeu e ao Conselho para um período de escrutínio de três meses. Se não houver objeções, a Comissão poderá adotar formalmente a emenda à Diretiva dos Nitratos. A emenda só se aplicará nos Estados-Membros que optarem por autorizar o uso de RENURE, e eles serão obrigados a transpô-la para a legislação nacional.
19 de setembro de 2025/ EC/ União Europeia.
https://ec.europa.eu