Em um contexto marcado pelo anúncio dos Estados Unidos de impor tarifas de até 30% sobre uma ampla gama de produtos europeus a partir de 1º de agosto de 2025, uma reunião foi realizada neste fim de semana entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente dos EUA, Donald Trump. O objetivo: evitar uma nova escalada comercial e estabelecer um marco econômico mais previsível e mutuamente benéfico.
Como resultado desse encontro, a União Europeia e os Estados Unidos chegaram a um acordo ambicioso que estabelece uma tarifa única de 15% sobre a grande maioria das exportações da UE, aplicando-se a setores como o automotivo, de semicondutores e farmacêutico. Essa tarifa funciona como um teto, sem acúmulo, sem condições adicionais, oferecendo clareza para empresas e consumidores.

Além disso, ambas as partes concordaram com um acordo de tarifa zero para tarifa zero (“zero-for-zero”) sobre uma lista inicial de produtos estratégicos. Isso inclui aeronaves e componentes, certos produtos químicos e medicamentos genéricos, equipamentos para semicondutores, recursos naturais e alguns produtos agrícolas. As duas partes continuarão trabalhando para ampliar essa lista.
Segundo von der Leyen, esse novo marco estabelece as bases para uma parceria econômica mais sólida entre as duas maiores economias do mundo, que juntas representam 44% do PIB global e um mercado de 800 milhões de pessoas.
25 de julho de 2025 / Comissão Europeia / União Europeia
https://ec.europa.eu/commission/presscorner