X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Entrevista com Alex Hintz - Influência nutricional na imunidade de suínos

No SBSS 2025, Dr. Alex Hintz, da NOVUS, destaca como a nutrição pode fortalecer a imunidade dos suínos e melhorar o desempenho nas granjas.

5 Agosto 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Durante o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura 2025, a 333 Brasil entrevistou o Dr. Alex Hintz, médico-veterinário e Gerente Sênior de Serviços Técnicos da NOVUS. Com vasta experiência na área de nutrição e imunidade, Hintz é uma das vozes internacionais que enriquecem o evento com uma perspectiva técnica baseada em ciência de ponta e aplicabilidade prática no campo.

Em sua apresentação, ele aborda a influência da nutrição na resposta imunológica dos suínos, destacando como estratégias alimentares bem formuladas podem fortalecer o sistema imune dos animais desde a fase pré-natal até a terminação. Nesta entrevista exclusiva, ele compartilha aprendizados, evidências científicas e recomendações práticas que conectam nutrição, saúde intestinal e desempenho produtivo, sempre com foco em soluções inteligentes e adaptadas à realidade do produtor brasileiro.

Confira a entrevista abaixo:

1. Qual o significado da participação da NOVUS no SBSS 2025 e a importância de estar presente neste evento em Chapecó, SC?
"O congresso do SBSS é um dos principais eventos da suinocultura no Brasil e na América do Sul. Poder levar conhecimento e ideias aos principais profissionais do setor — nutricionistas, veterinários, produtores e apoiadores da cadeia suinícola — é fundamental para a NOVUS como empresa, além de ser uma honra sermos reconhecidos como parceiros de valor na indústria suinícola sul-americana. Estamos entusiasmados em compartilhar por que somos Made of More™ por meio de nossas soluções de nutrição inteligente e do suporte técnico que oferecemos aos nossos clientes."

2. Sua apresentação aborda um tema atual e essencial: a influência da nutrição sobre a resposta imunológica dos suínos. Como essa abordagem pode impactar a resistência imunológica dos animais no campo?
"Formular dietas para preparar adequadamente os suínos para todos os desafios do crescimento — desde o nascimento, passando pela creche até o abate — é vital. A nutrição tem papel central no desenvolvimento do sistema imune e na sua capacidade de responder de forma eficaz às vacinas, além de ajudar o animal a se manter produtivo mesmo diante de desafios sanitários. O nutricionista deve estar atento para fornecer níveis adequados de nutrientes, como energia e minerais traço, pois esses elementos são a base para um sistema imune funcional. Além disso, aditivos nutricionais como ácidos orgânicos, óleos essenciais e produtos microbianos podem ser usados estrategicamente para potencializar a resposta imune e apoiar o desempenho do animal durante períodos de estresse ou doença."

3. Um ponto interessante é que suas análises também se baseiam em evidências da medicina humana. Que aprendizados da nutrição humana contribuíram para a evolução do cuidado com a saúde animal?
"Todos nós vivenciamos a pandemia de coronavírus entre 2020 e 2021. Durante esse período, diversos estudos nutricionais — tanto preventivos quanto retrospectivos — foram realizados em humanos, fornecendo novas informações para nutricionistas e cientistas sobre como apoiar a saúde durante situações críticas. Esses aprendizados são extremamente úteis na produção animal, considerando que os recursos para estudos específicos são muitas vezes limitados. A fisiologia entre humanos e suínos é bastante similar, o que permite aplicar mecanismos nutricionais básicos que médicos utilizaram para fortalecer o sistema imunológico ou combater o vírus. Isso nos dá ferramentas valiosas para alimentar os suínos visando saúde e desempenho ideais."

4. Considerando a realidade do produtor de suínos no Brasil, como ele pode aplicar os conceitos apresentados para obter melhores resultados na granja?
"Espero que os produtores brasileiros compreendam, a partir da minha apresentação, a importância dos micronutrientes no desenvolvimento dos sistemas vitais dos suínos. E devemos começar esse cuidado antes mesmo do nascimento — a matriz é a primeira linha de defesa dos leitões quanto à imunidade. Cada produtor tem seu próprio nível de investimento e desafios sanitários; minha apresentação traz ideias e recomendações estratégicas para formular dietas com foco no desempenho imunológico. Há vasta evidência científica sobre o papel dos minerais traço, como cobre, zinco e manganês, no desenvolvimento da resposta imune. Para nossos parceiros produtores, fornecer uma fonte de minerais com alta biodisponibilidade como o MINTREX® Oligoelemento bis-quelado é comprovadamente uma base eficiente para que os suínos tenham desempenho robusto mesmo em condições desafiadoras. Em momentos de desafio sanitário, os suínos também precisam de suporte adicional. É nesse contexto que ácidos orgânicos como PROVENIA® Solução para ração ou ACTIVATE® DA Acidificante nutricional para ração desempenham papel importante, ajudando na resposta imune e contribuindo para a saúde intestinal e produtividade durante períodos críticos."

5. Olhando para o futuro, quais tendências você vê ganhando força na interseção entre nutrição e imunidade na suinocultura?
"Vejo duas grandes tendências crescendo nos próximos anos. A primeira é entender melhor o impacto das estratégias nutricionais da matriz sobre o desempenho da progênie na creche e na terminação. O que podemos fazer nas dietas das fêmeas — em termos de ingredientes, minerais e aditivos — que beneficie tanto a matriz quanto os leitões? Por exemplo, será que a nutrição com MINTREX® Oligoelemento bis-quelado pode ajudar na saúde e desempenho dos animais após o desmame e até o abate? A segunda tendência é a otimização de níveis de inclusão de nutrientes para a resposta imune. Podemos utilizar ingredientes de qualidade como minerais traço bis-quelados ou ácidos especializados para maximizar o desempenho e o retorno sobre investimento (ROI)? O essencial é transformar ciência básica em resultados práticos no campo. A NOVUS tem se destacado em validar hipóteses científicas com dados consistentes e replicáveis em campo. Os produtores continuarão focados na saúde animal, pois um animal saudável cresce e produz mais. A NOVUS continuará apoiando esse objetivo."

6. Por fim, como a NOVUS pretende seguir contribuindo para o avanço da suinocultura brasileira nos próximos anos?
"A NOVUS está comprometida em ser um verdadeiro parceiro dos produtores brasileiros, oferecendo conhecimento técnico e soluções baseadas em nutrição inteligente. Nós escutamos ativamente os desafios e necessidades dos produtores e trabalhamos juntos para desenvolver estratégias, especialmente nas áreas de nutrição mineral, aproveitamento e digestibilidade de nutrientes com uso de enzimas, além de soluções que promovam a saúde e integridade intestinal. Tudo o que fazemos é pensado com o produtor em mente."

A entrevista com o Dr. Alex Hintz reforça o papel estratégico da nutrição como aliada da imunidade e do desempenho dos suínos, e destaca a proposta da NOVUS de construir valor por meio de conhecimento técnico e parceria de longo prazo com o campo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Novus  Empresa Novus Brasil 4 Seguidores

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 181776 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista