Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Missão da ASEMG na Argentina impulsionou exportações mineiras de carne suína

Dados indicam que as exportações mineiras de carne suína para a Argentina cresceram cerca de 70% em volume entre 2022 e 2025, com aumento estimado entre 75% e 80% em valor no mesmo período.

11 Fevereiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A missão comercial realizada pela ASEMG e Governo de Minas, por meio das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento à Argentina, em 2022, consolidou-se como um marco estratégico para a ampliação das exportações de carne suína de Minas Gerais, com impactos positivos ao longo de toda a cadeia produtiva do setor.

Dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), em conjunto com análises da Fundação Getulio Vargas (FGV) e informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), indicam que as exportações mineiras de carne suína para a Argentina cresceram cerca de 70% em volume entre 2022 e 2025, com aumento estimado entre 75% e 80% em valor no mesmo período.

Os resultados refletem o efeito direto da missão organizada pela ASEMG em parceria com o Governo de Minas, que promoveu a aproximação entre produtores, indústrias frigoríficas e compradores argentinos, criando as bases para contratos comerciais recorrentes a partir de 2023.

Segundo a gerente executiva da ASEMG, Bianca Costa, que idealizou e executou a missão, os efeitos vão além da ampliação das exportações. “Ações como essa impactam diretamente na diminuição da disponibilidade de carne suína dentro do Estado, o que é positivo para os produtores associados, pois reduz a concorrência interna e contribui para um melhor equilíbrio do mercado. Ao mesmo tempo, fortalece as indústrias que fazem parte do ecossistema ASEMG, que participaram da missão, fizeram contatos comerciais e hoje vendem para varejistas conhecidos durante a agenda internacional. Isso consolida a abertura de mercado externo e fortalece as duas pontas da cadeia produtiva.”

A missão permitiu contato direto com distribuidores e redes varejistas argentinas, reduzindo barreiras comerciais, ampliando a confiança entre as partes e posicionando Minas Gerais como fornecedor regular e competitivo no mercado regional.

Para o presidente da ASEMG, Donizetti Couto, a iniciativa reforça o papel da entidade. “Nosso papel institucional é buscar as melhores oportunidades para os associados, seja no âmbito estadual, nacional ou internacional. A missão de 2022 demonstra que a atuação estratégica, em parceria com o poder público, gera resultados concretos e sustentáveis para toda a cadeia.”

A experiência da missão ASEMG 2022 confirma a importância da diplomacia empresarial e setorial como instrumento de desenvolvimento econômico, ampliando mercados, fortalecendo a indústria, beneficiando produtores e consolidando a presença da suinocultura mineira no cenário internacional.

10 de fevereiro de 2026/ ASEMG/ Brasil.
https://www.asemg.com.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista