Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Preço do suíno vivo: desempenho positivo no primeiro trimestre no RS

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por um comportamento positivo nos preços do suíno vivo no Rio Grande do Sul, com destaque para os meses de janeiro e fevereiro, que registraram cotações acima da média histórica para o período.

30 Abril 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

De acordo com dados da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), os valores praticados no mercado independente mantiveram-se em patamares remuneradores para os produtores, mesmo diante de variações pontuais na demanda interna, ressalta Mauro Antonio Gobbi, primeiro vice-presidente da entidade.

Em janeiro, diferentemente do observado no mesmo mês de 2024, os preços iniciaram o ano em níveis elevados, refletindo uma combinação de oferta ajustada e aquecimento nas exportações. Já em fevereiro, por sua vez, consolidou essa tendência de alta, inclusive durante o período do Carnaval, quando tradicionalmente há estabilidade ou leve recuo nas cotações.

Entretanto, em março, observou-se um recuo nos preços do suíno vivo, influenciado principalmente pela redução no consumo interno, associada ao período da Quaresma. Apesar disso, a média de preços no trimestre permaneceu significativamente superior à do mesmo período do ano.

“O bom desempenho nas exportações foi um dos principais fatores que contribuíram para a sustentação dos preços. Mesmo com a desaceleração da demanda interna, o aumento no volume exportado ajudou a equilibrar o mercado e preservar a rentabilidade dos suinocultores”, ressalta Gobbi.

Com o encerramento do período quaresmal e a retomada gradual do consumo doméstico, a expectativa para o segundo trimestre é de recuperação nas cotações. As projeções do setor indicam a manutenção de um cenário favorável à suinocultura, com preços firmes, impulsionados tanto pelo mercado externo quanto pela normalização da demanda interna.

29 de abril de 2025 /ACSURS/ Brasil
https://acsurs.com.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista