Experimento nos EUA mostra que o óleo essencial de orégano pode melhorar o rendimento da granja
Um experimento realizado pela Carthage Innovation Swine Solutions (CISS) nos EUA descobriu que o aditivo nutricional com óleo essencial de orégano (OEO) 100% natural, Orego-Stim, da Anpario, melhorou o número de leitões desmamados por fêmea por meio da redução da mortalidade e realocações na lactação. A suplementação das dietas das fêmeas com o fitogênico natural foi identificada como suporte para o melhor desempenho da porca, levando a mais leitões desmamados por fêmea e um potencial aumento da margem de lucro de US $ 54 por porca.
Um total de 200 fêmeas de uma granja comercial do meio oeste dos EUA foram distribuídas conforme paridade no serviço e alimentadas com uma ração controle de gestação e lactação ou uma ração suplementada com Orego-Stim (500 g / tonelada) até o desmame. O número total de leitões nascidos, o número de nascidos vivos e o peso dos leitões ao nascimento foram registrados para cada porca.
O estudo concluiu que, ao desmame, os pesos médios da leitegada eram numericamente maiores para as porcas suplementadas com Orego-Stim. Houve também redução no número de realocações e redução de 2% na mortalidade pré-desmame. Isso resultou em um aumento substancial de 11% no número total de leitões desmamados de leitegadas de porcas alimentadas com dietas suplementadas com Orego-Stim. Essas melhorias observadas no desempenho geral durante o estudo concluíram que a suplementação com OEO resultou em um retorno potencial do investimento de 8:1 para este experimento.
Laura Drury, Gerente Técnica de Monogástricos da Anpario, comentou: “Descobertas anteriores mostraram que a suplementação dietética de óleo essencial de orégano pode diminuir o estresse oxidativo em porcas e melhorar o desempenho do leitão antes do desmame e do crescimento ao longo da vida. Esses novos testes mostram que o desempenho dos leitões por meio de uma nutrição materna aprimorada é uma maneira econômica de maximizar a saúde dos leitões em crescimento.”
O óleo essencial de orégano natural, não sintético, demonstrou conter mais de 100 compostos benéficos que atuam sinergicamente para oferecer uma infinidade de benefícios. Compostos como ρ-cimeno, carvacrol e timol são reconhecidos por ter um papel no aumento do apetite, oferecer funções antibacterianas e antioxidantes, além de fornecer propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias eficazes.