X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O papel dos leitões no controle da Salmonella

Melhorar a ingestão de colostro em leitões, juntamente com a redução da excreção em porcas, pode promover o controle da infecção por Salmonella nas granjas.

5 Setembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os estudos de campo da infecção por Salmonella em leitões lactentes são escassos devido às dificuldades intrínsecas de coleta de amostras adequadas (ou seja, tonsilas ou nódulos linfáticos mesentéricos), e a maioria deles é baseada na análise de suabe retal, o que limita sua precisão. Este estudo coletou o trato gastrointestinal de 495 leitões machos de 4 semanas de idade, abatidos para consumo humano, de 5 granjas soropositivas para Salmonella para detectar a bactéria em linfonodos mesentéricos e conteúdo intestinal.

A prevalência geral de infecção e disseminação foi alta (≈ 36%), indicando que os leitões participaram ativamente da manutenção de Salmonella nas granjas. Os principais sorotipos encontrados em leitões incluíram 4,[5],12:i: (35,4%), Rissen (17,1%), Derby (10,9%) e Bovismorbificans (10,3%). Na maioria dos animais infectados (72,8%), o mesmo sorotipo foi encontrado nos linfonodos mesentéricos e nas fezes. Valores de OD% de ELISA significativamente mais altos foram encontrados em amostras de suco de carne de leitões não infectados em comparação com leitões infectados (OD% médio de 12,0 e 17,3, respectivamente; P = 0,002), sugerindo algum efeito protetor do colostro da porca. Salmonella também foi isolada de fezes de porcas desmamadas, contemporâneas de leitões abatidos, e 89% dos sorotipos identificados em porcas também foram detectados em leitões. As análises de eletroforese em gel de campo pulsado mostraram que 75% dos leitões isolados que foram comparados aos isolados de porcas estavam relacionados a eles, sugerindo a circulação de cepas de Salmonella entre porcas e leitões.

Isso indica que melhorar a ingestão de colostro pelos leitões, juntamente com a redução da excreção da bactéria pelas porcas, pode favorecer o controle da infecção por Salmonella nas granjas.

Casanova-Higes A, Marín-Alcalá CM, Andrés-Barranco S, et al. Weaned piglets: another factor to be considered for the control of Salmonella infection in breeding pig farms. Vet Res. 2019;50(45) https://doi.org/10.1186/s13567-019-0666-7

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138129 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista