X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A suplementação ideal com ácido benzóico melhora o crescimento, o aproveitamento do nitrogênio e as características de carcaça, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de amônia em suínos do desmame até o abate

A suplementação dietética com ácido benzóico em suínos de engorda pode melhorar o desempenho de crescimento e a retenção de nitrogênio, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental.

24 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ácido benzóico é conhecido por sua atividade antimicrobiana no intestino. Além disso, pode contribuir para uma melhor utilização do nitrogênio, reduzir a diarreia e melhorar tanto o desempenho de crescimento quanto a qualidade da carcaça. Após sua ingestão, o ácido benzóico é transportado para o fígado, onde se liga à glicina para formar ácido hipúrico, que ajuda a reduzir o pH urinário e as emissões de amônia.

Objetivo: Este estudo explorou como os níveis crescentes de ácido benzóico afetam o metabolismo do nitrogênio, o crescimento, o impacto ambiental e as características de carcaça em suínos do desmame ao abate, além de identificar o nível ótimo de inclusão de ácido benzóico para maximizar esses benefícios.

Métodos: Um total de 480 suínos (peso médio de 6,0 ± 1,5 kg) foi distribuído em quatro tratamentos dietéticos em um delineamento em blocos inteiramente casualizado, tendo o peso inicial e o grupo da baia como fatores de bloqueio. Os suínos foram alimentados durante seis fases de crescimento. Os tratamentos incluíram uma dieta controle com antibióticos (controle positivo) e três níveis de suplementação com ácido benzóico: 0,00%, 0,50% e 1,00% em dietas sem antibióticos.

Resultados: A dieta com antibióticos resultou em melhor ganho médio diário e conversão alimentar em comparação aos suínos que não receberam ácido benzóico. No entanto, o aumento dos níveis de ácido benzóico na dieta também melhorou o desempenho de crescimento de forma dose-dependente, sendo observada uma ganho médio diário ótimo em torno de 0,53% de ácido benzóico (7,5 g/dia), e a melhor eficiência alimentar em torno de 0,57% (8,1 g/dia). Os níveis mais altos de ácido benzóico melhoraram levemente a digestibilidade do nitrogênio e aumentaram claramente sua retenção. A suplementação com 1,00% de ácido benzóico reduziu o pH da urina e diminuiu tanto as emissões de amônia quanto a taxa de liberação de amônia das fezes durante um período de 24 horas. Os suínos alimentados com a dieta contendo antibióticos apresentaram maior peso de carcaça e maior espessura de toucinho na primeira costela do que aqueles suplementados com ácido benzóico. Por outro lado, o aumento dos níveis de ácido benzóico reduziu a coloração e o marmoreio do lombo, mas aumentou a área do lombo, com os melhores resultados observados em torno de 0,59% de ácido benzóico (8,1 g/dia).

Conclusão: A suplementação dietética com ácido benzóico melhorou o desempenho de crescimento, o aproveitamento do nitrogênio, os indicadores ambientais e certas características de carcaça em suínos. A inclusão entre 0,53% e 0,59% de ácido benzóico (7,5 a 8,1 g/dia) proporcionou os benefícios mais consistentes quando administrada desde o desmame até o abate.

Kim SW, Choi H, Lin C, Mateo RD. Effects of increasing levels of benzoic acid fed to pigs on nitrogen utilization and metabolism affecting growth performance, ammonia emissions, and carcass characteristics. J Anim Sci. 2025; skaf101. doi: 10.1093/jas/skaf101.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista