X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A suplementação com probióticos à base de Bacillus melhora o status sanitário das matrizes e seus leitões

A suplementação com probióticos à base de Bacillus na dieta de matrizes melhora a imunidade, o estado funcional intestinal e a formação de biofilme por bactérias probióticas em leitões desmamados.

24 Agosto 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A suplementação com probióticos na dieta reduz a incidência de doenças e, portanto, melhora o estado de saúde dos animais, a qualidade do colostro e o desempenho do leitão. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da suplementação dietética de probióticos com esporos viáveis ​​de Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens no desempenho de fêmeas, imunidade, estado funcional do intestino e formação de biofilme por bactérias probióticas em leitões desmamados. Noventa e seis matrizes receberam dietas de gestação durante os primeiros 90 dias e dietas de lactação até o final da lactação. As fêmeas receberam uma dieta basal sem probióticos (controle; n = 48) ou uma dieta suplementada com esporos viáveis ​​(1,1 × 109 UFC/kg de ração) (probiótico; n = 48). Aos 7 dias de idade, os leitões lactentes (n = 12/grupo) receberam um pré-inicial (creep feed) até ao desmame aos 28 dias de idade. Os leitões do grupo probiótico foram suplementados com o mesmo probiótico e a mesma dose que suas mães. Amostras de sangue e colostro das matrizes e amostras de tecido ileal dos leitões foram analisadas no dia do desmame.

Os probióticos aumentaram o peso dos leitões, melhoraram o peso ao desmame e aumentaram o consumo total de ração e o ganho de leitegada. Os probióticos também melhoraram o escore fecal na segunda semana de vida. As concentrações de imunoglobulina G (IgG) no sangue da fêmea ao parto e as concentrações de IgM no sangue dos leitões ao desmame foram maiores no grupo probiótico em comparação com o grupo controle. Leitões de matrizes suplementadas com probióticos apresentaram maior concentração de IgM e menor concentração de IgG na mucosa ileal em comparação com leitões de porcas controle. Os leitões do grupo probiótico tinham uma mucosa ileal mais espessa devido à presença de vilosidades mais longas e placas de Peyer maiores. B. subtilis e B. amyloliquefaciens foram detectados nos leitões do grupo probiótico, mas não nos do grupo controle; essas bactérias estavam presentes na digesta e nas vilosidades e formavam estruturas semelhantes a biofilmes.

Em conclusão, a suplementação com probióticos à base de Bacillus melhora os índices de saúde das matrizes e seus leitões.

Konieczka P, Ferenc K, Jørgensen JN, Hansen LH, Zabielski R, Olszewski J, Gajewski Z, Mazur-Kuśnirek M, Szkopek D, Szyryńska N, Lipiński K. Feeding Bacillus-based probiotics to gestating and lactating sows is an efficient method for improving immunity, gut functional status and biofilm formation by probiotic bacteria in piglets at weaning. Animal Nutrition. 2023; 13: 361-372. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2023.03.003

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista