X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
2
Leia este artigo em:

Nutrição de precisão para suínos de alta produção (1/2)

A nutrição de precisão melhora não só a eficiência no aproveitamento de nutrientes, mas também ameniza os impactos ambientais negativos.

O estabelecimento de um programa de nutrição adequado para suínos de alta produção, deve considerar o material genético da granja, necessidades nutricionais, fatores que afetam tais necessidades e a compreensão dos aspectos da interação metabólica entre genótipo, nutrição, reprodução e ambiente. Esse entendimento é essencial para que possamos alcançar produtividade na engorda e longevidade na reprodução ao mesmo tempo.

Nutrição de precisão nas fases de crescimento e terminação

Nos sistemas de produção convencionais, os suínos nas fases de crescimento e terminação são geralmente alojados em grupos e alimentados com uma mesma ração por um determinado período de tempo. As dietas nesta fase, geralmente são formuladas para satisfazer o animal de maior exigência do lote (Hauschild et al., 2010). A figura 1, demonstra as necessidades de lisina para suínos individuais (linhas coloridas finas) e níveis mínimos de lisina fornecidos a suínos alimentados em um sistema de alimentação trifásico, de acordo com Hauschild et al. (2010). Aymerich et al. (2020), avaliando suínos em crescimento, de 28 à 63 quilos, observaram que os animais menores utilizam a lisina da dieta de forma mais eficiente, quando comparados aos animais de maior peso corporal.

Figura 1. Necessidades de lisina digestível ileal estimadas de suínos individuais (linhas coloridas finas) e níveis mínimos de lisina digestível ileal a serem fornecidos a suínos alimentados em um sistema de alimentação trifásico de grupo convencional (linha vermelha em negrito) de acordo com Hauschild et al. (2010).
Figura 1. Necessidades de lisina digestível ileal estimadas de suínos individuais (linhas coloridas finas) e níveis mínimos de lisina digestível ileal a serem fornecidos a suínos alimentados em um sistema de alimentação trifásico de grupo convencional (linha vermelha em negrito) de acordo com Hauschild et al. (2010).

Estes dados sugerem que o aproveitamento de nutrientes é diferente em animais da mesma população. Neste sentido, variáveis como peso, tempo de permanência na fase, idade e sexo influenciam a eficiência alimentar do lote (Gaillard et al., 2020). Por este motivo, em sistemas convencionais de alimentação, é inevitável que haja animais superalimentados, trazendo prejuízos ao sistema de produção e ao meio ambiente, pela excreção em altos níveis de nitrogênio e fósforo (Pomar et al., 2010).

Frente a este desafio, a nutrição de precisão torna-se uma ferramenta para melhorar o ajuste no fornecimento de alimento, levando em consideração a variabilidade das necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Atualmente algumas estratégias nutricionais são utilizadas para mitigar os efeitos do desperdício de nutrientes principalmente em fases de crescimento. Estas estratégias consistem em aumentar o número de dietas oferecidas em um mesmo intervalo de tempo, modificando a composição das mesmas em função da idade dos animais.

Porém, estudos recentes apontaram que este tipo de abordagem tem o potencial de diminuir o custo da ração em no máximo 3% (Pomar e Remus, 2019). Enquanto que o estabelecimento de uma dieta personalizada diariamente, pode controlar as variações de tempo e de animal, resultando em uma diminuição de custos entre 8% e 10% (Andretta et al., 2014, 2016a).

A determinação eficaz dos nutrientes disponíveis nos ingredientes da ração, a formulação precisa da dieta e a determinação das necessidades nutricionais individuais dos animais devem ser levadas em consideração no desenvolvimento de programas de alimentação de precisão (Pomar et al., 2009).

Além disso, faz-se necessária para a implementação adequada do sistema, a coleta automática de dados, processamento desses dados de acordo com a estratégia de controle estabelecida e ações relativas ao controle do sistema, geralmente com auxílio de estações de alimentação automáticas (Gaillard et al., 2020). Neste sentido, a abordagem de alimentação de precisão tem como objetivo fornecer nutrientes em proporções próximas a exatidão em relação a exigência diária do animal, tanto em quantidade quanto em composição da dieta. Para isso é necessário estipular uma dieta dinâmica, que atenda diariamente as demandas nutricionais dos animais baseadas em suas características individuais.

Andretta et al. (2016b) avaliando suínos em crescimento, mostraram em seus estudos que utilizando a nutrição de precisão, é possível diminuir o consumo de lisina por animal em até 26%, e consequentemente o custo com alimentação em aproximadamente 10% por animal.

Os mesmos autores em trabalhos anteriores observaram que a mudança do sistema de alimentação convencional para alimentação de precisão, resultou em diminuição dos níveis de excreção nitrogênio em 22% e de fósforo em 27%.

Estes dados evidenciam que a nutrição de precisão melhora não só a eficiência no aproveitamento de nutrientes, mas também ameniza os impactos ambientais negativos causados pela excreção de nitrogênio e fósforo (Pomar e Remus, 2019).

A nutrição de precisão é uma ferramenta que melhora a eficiência produtiva de maneira geral. Embora a implementação deste tipo de tecnologia tenha um custo mais elevado, diversos resultados científicos mostraram que programas de nutrição de precisão oferecem benefícios aos animais, ao meio ambiente e principalmente ao produtor, pois são capazes de diminuir o desperdício de nutrientes mantendo o desempenho, o que otimiza a produção e aumentando a lucratividade, principalmente em tempos de desafios econômicos.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138143 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista