
Câmeras para detectar e resolver problemas na granja
A Câmara de Agricultura da Bretanha propõe o uso de câmeras para analisar o comportamento dos suínos e corrigir os fatores que limitam seu desempenho.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista

A Câmara de Agricultura da Bretanha propõe o uso de câmeras para analisar o comportamento dos suínos e corrigir os fatores que limitam seu desempenho.

Quando se busca o alto desempenho, o entendimento global do papel das matrizes como protagonistas do sistema deve estar no radar de gestores e técnicos.

Este estudo apoia o uso de maternidades temporárias como alternativa viável às gaiolas convencionais. Trabalho de conclusão de curso do Departamento de Ciência Animal e dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da UAB, Espanha, sob a orientação de Pol Llonch Obiols.

A redução de custos na formulação de rações para suínos não depende de uma única ação, mas sim da integração estratégica de múltiplos fatores: precisão na formulação, seleção de ingredientes, uso de tecnologias e gestão eficiente do modelo de nutrição e das compras.

A secagem e o aquecimento dos leitões favorecem a sua sobrevivência apenas em maternidades com temperaturas moderadas ou sub ótimas (<25ºC).

Apesar da dinâmica global de um setor em crescimento, a suinocultura enfrenta dificuldades para atrair e reter jovens talentos.

Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 190827 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?
Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 190827 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?
Conheça a estratégia do Grupo Tosh na suinocultura intensiva: uso de tecnologias, biosseguridade rigorosa, nutrição eficiente e alto desempenho com equipes enxutas.

Nesta edição, vamos descobrir como o estresse por calor afeta o sistema digestivo dos suínos.

A conferência PIGX2, organizada pela Associação de Produtores de Suínos da África do Sul (SAPPO), foi realizada de 31 de julho a 1º de agosto de 2025, em Pretória.

A aplicação da alimentação de precisão por meio do uso de dosadores eletrônicos melhora o desempenho das matrizes e de seus leitões, ao mesmo tempo em que oferece benefícios econômicos, ambientais e de bem-estar animal.

Quando gerenciamos o erro de forma sistêmica, deixamos de punir os sintomas e passamos a intervir nas causas reais.

Nesta edição, Antonio Palomo nos apresenta um resumo das palestras sobre problemas locomotores, reprodução, bem-estar e manejo realizadas durante a 56ª Reunião Anual da Associação Americana de Veterinários de Suínos.



O estudo confirma o impacto negativo do estresse térmico, tanto crônico quanto agudo, sobre o consumo de ração em fêmeas lactantes, e valida estratégias nutricionais e de manejo para mitigá-lo.

Como o estresse por calor afeta nossos suínos? Esta série de 4 artigos, no formato pergunta e resposta, vai nos ajudar a compreender em profundidade esse aspecto fundamental da produção de suínos.

Dois modelos de exoesqueletos foram testados em granjas para avaliar se melhoravam as condições de trabalho durante a vacinação dos leitões.

A comunidade profissional 333 Latinoamérica tem o prazer de anunciar a incorporação da PORCITEC, o software avançado de gestão suinícola desenvolvido pela Agritec, como novo patrocinador estratégico para a região.

Compartilhamos um exemplo de ficha de matriz para registrar os dados básicos das reprodutoras, algo fundamental em todas as granjas, independentemente do seu tamanho.

Conheça o funcionamento de uma das granjas do Grupo Tosh, nos Estados Unidos, que alia tecnologia, eficiência produtiva e compromisso social. Neste primeiro artigo, apresentamos a estrutura, a cultura de trabalho e o panorama da suinocultura norte-americana.


Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 190827 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?
Sabemos comunicar o objetivo principal da correta coleta de dados? Que pistas podem nos fazer suspeitar que os dados não estão sendo registrados corretamente?

Este artigo descreve algumas práticas para melhorar o controle ambiental, incluindo os custos que sua implementação implicaria.

O período de lactação, relativamente curto mas muito intenso, é sem dúvida uma fase chave na produção suína, tanto para os criadores como para os leitões. A fragilidade dos leitões e as exigências significativas que os suinocultores devem enfrentar nesta fase tornam essencial a detecção precoce de problemas. Sabemos ler o que os animais nos dizem?

Josep Gasa e Josep Casanovas comentam, a partir das suas posições acadêmicas e de campo, respectivamente, um estudo sobre o desempenho e bem-estar de matrizes expostas ao enriquecimento ambiental auditivo.

No contexto atual de elevados custos de produção e de crescente pressão das regulamentações ambientais, a produção de suínos enfrenta o desafio de equilibrar a eficiência produtiva com a sustentabilidade ambiental e econômica da indústria. Um fator chave nesta equação é a granulometria da ração, onde melhorias significativas podem ser alcançadas com ações simples ao alcance do produtor.

Com o objetivo de identificar os fatores-chave para o sucesso no manejo de matrizes em sistemas de cobre e solta, a Câmara de Agricultura da região da Bretanha na França realizou uma pesquisa com os suinocultores que já implementam este sistema. Os resultados permitiram identificar três estratégias que aplicam durante a semana após o desmame.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista