Os presidentes do Brasil e Panamá realizaram uma reunião oficial na qual foram assinados quatro acordos de cooperação voltados à facilitação de investimentos, à negociação de um acordo de alcance parcial, à colaboração marítima e à implementação de um plano de ação na área de turismo.
Um dos eixos centrais do encontro foi o fortalecimento do setor agropecuário, com o interesse do Panamá em receber apoio técnico brasileiro para melhorar a produtividade no cultivo de arroz, além de explorar oportunidades para o setor pecuário, especialmente na comercialização de carnes.

O Panamá destacou a intenção de se posicionar como um centro regional de reexportação, alavancado por sua plataforma logística, portos de alto nível e seu papel como centro financeiro internacional. Também foram apresentados avanços em infraestrutura energética e projetos estratégicos vinculados ao Canal do Panamá.
Por sua vez, Brasil incentivou o Panamá a avançar rumo à sua integração plena ao Mercosul, o que ampliaria as oportunidades comerciais na região. Essa aproximação reforça a cooperação técnica e econômica entre os dois países, com impacto direto no agro e no comércio latino-americano.
28 de janeiro de 2026/ Ministério de Desenvolvimento Agropecuário/ Panamá.





