O Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (DARPA) informou ontem novos casos positivos de peste suína africana (PSA), confirmados nesta mesma manhã pelo laboratório de referência do Ministério da Agricultura.
Trata-se de um total de 18 animais encontrados mortos, sendo 4 localizados próximos ao foco 1 e 14 nas proximidades do foco 11, todos, portanto, situados dentro da zona de alto risco delimitada pelo raio de 6 quilômetros em torno dos casos iniciais. Com esses, somam-se 13 os focos notificados até o momento, 3 deles primários e os outros 10 secundários, incluindo um total de 47 animais positivos. Além disso, foram analisados outros 530 animais que apresentaram resultado negativo, dos quais 234 foram capturados em armadilhas e 296 amostrados por vigilância passiva (cadáveres inteiros ou restos encontrados no meio natural ou animais com sintomatologia abatidos) na zona infectada de 20 km de raio e em seus arredores.


Esses resultados positivos correspondem a detecções acumuladas de dias anteriores e não a um aumento repentino de casos. Essa notificação conjunta se explica pela concentração de feriados durante o período natalino e pela intensificação do rastreamento e da vigilância ativa mantidos em todo o território ao longo dessas semanas.
Cabe destacar que não há qualquer impacto em granjas e que todas as detecções correspondem exclusivamente à fauna silvestre, dentro dos programas de vigilância ativa estabelecidos.
Durante as duas últimas semanas, as equipes caninas do Corpo de Agentes Rurais, juntamente com outros serviços envolvidos, intensificaram a prospecção dos cursos d’água associados aos dois focos positivos detectados no final de novembro. O dispositivo, reforçado com helicópteros e drones, concentrou-se em áreas de difícil acesso de Cerdanyola del Vallès e Sant Cugat del Vallès. Esse trabalho permitiu localizar novos cadáveres de javalis, sem indícios de mortes anteriores à declaração do foco principal, o que confirma que se trata de animais que morreram após a detecção dos primeiros casos.
Dentro do raio de 6 quilômetros, o Departamento mantém ativado o grupo de especialistas e antecipará a convocação da Mesa do Javali, que se reunirá na quarta-feira, dia 7, com a participação de representantes do Ministério, entidades, administrações e outros atores envolvidos. A reunião servirá para reforçar a coordenação, definir objetivos comuns e acordar novas ações de gestão e controle.
5 de janeiro de 2026.
DARPA/ Generalitat de Catalunya.
https://govern.cat/salapremsa/
MAPA/ Espanha.


