O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação destinará 15 milhões de euros de seu orçamento à Empresa Nacional de Inovação (ENISA), que os utilizará para a concessão de empréstimos participativos.
A Agroinnpulso é uma linha de financiamento voltada a apoiar projetos empresariais de base tecnológica de startups e pequenas e médias empresas (PMEs) do setor agroalimentar.

O objetivo dessa linha é melhorar a competitividade das empresas emergentes, pequenas e médias que desejam adotar tecnologias de ponta, bem como daquelas que oferecem serviços e soluções digitais de alto valor, especialmente se contribuírem para gerar riqueza e emprego no meio rural.
Até o momento, foram aprovadas 244 operações da linha Agroinnpulso, totalizando mais de 40 milhões de euros. No conjunto, foram mobilizados 30 milhões de euros de fundos europeus Next Generation e 23 milhões do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, aos quais se somam agora esses 15 milhões aprovados pelo Conselho de Ministros para serem colocados à disposição das empresas interessadas.
No caso da Agroinnpulso, o apoio financeiro não se limita à linha de empréstimos. Ele combina a colaboração com atores-chave da inovação agroalimentar para oferecer às startups acompanhamento técnico, incubação, validação em ambientes reais e conexão com investidores ou grandes empresas. Os programas estão alinhados com as prioridades europeias de digitalização, sustentabilidade e bioeconomia, com o propósito de tornar o meio rural e o setor agroalimentar espaços atrativos para desenvolver e aplicar todo tipo de inovação tecnológica.
14 de outubro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es