O Laboratório Central de Veterinária de Algete (Madri) confirmou mais sete javalis positivos para peste suína africana (PSA). Esses animais foram encontrados mortos no mesmo município de Cerdanyola del Vallès, perto de Barcelona e muito próximos de onde os outros dois haviam sido encontrados na semana passada.
Essas detecções são resultado das fases iniciais da busca ativa por carcaças na área provisoriamente designada como infectada. Como todos foram encontrados na mesma região, nem a zona de controle nem a zona de vigilância foram modificadas.


Com esses novos casos, a doença foi confirmada em um total de nove javalis, todos na mesma área. Os casos foram comunicados à Comissão Europeia e à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH).
O sequenciamento genético realizado no Laboratório Central de Veterinária (LCV) do MAPA em Algete (Laboratório Nacional de Referência para a doença) indica que o vírus da PSA detectado é do genótipo II, o mesmo que circula em outras cepas na Europa.
Uma visita de especialistas da Equipe Veterinária de Emergência da Comissão Europeia (EUVET) está prevista para os dias 3 e 4 de dezembro. Eles realizarão reuniões com as diferentes autoridades competentes, nacionais, regionais e locais, e visitarão a área infectada para emitir recomendações sobre as medidas de controle implementadas, com o objetivo de alcançar a erradicação da doença o mais rápido possível.
Para mais informações sobre a peste suína africana, você pode visitar nossa página sobre PSA.
02 de dezembro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es



