O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (30) o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, para tratar de habilitações de frigoríficos de carne bovina e suína do Acre e Rondônia ao mercado chileno. A agenda reforça a estratégia do Governo Federal de ampliar as oportunidades comerciais do Brasil, com foco especial na região amazônica.
Durante a reunião, foram apresentadas ações voltadas para melhorar o fluxo de exportações de indústrias que atuam com carne suína e bovina no Acre. Entre as medidas destacadas estão o reforço do Vigiagro, o sincronismo entre a alfândega brasileira e a peruana e a renovação de certificados sanitários, iniciativas que garantem mais agilidade, eficiência e segurança para os frigoríficos da região.

O Acre ocupa uma posição estratégica na rota bioceânica, sendo o estado brasileiro mais próximo do Porto de Chancay, no Peru. Essa localização fortalece a conexão do Brasil com o Pacífico, ampliando o acesso a mercados como Chile, Peru e países da Ásia.
A expectativa é que, além da habilitação de frigoríficos do Acre e Rondônia para o mercado chileno, o esforço conjunto também fortaleça as exportações brasileiras em outras rotas estratégicas.
01 de outubro de 2025/ MAPA/ Brasil.
https://www.gov.br