X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
2
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com Lactobacillus lactis em suínos de terminação

A suplementação com Lactobacillus lactis em dietas para suínos de terminação melhora o desempenho e a qualidade da carne.

25 Julho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
2

Recentemente, os probióticos geraram maior interesse, especialmente na produção de suínos, pois podem ser benéficos como aditivos alimentares. Suínos alimentados com uma dieta probiótica podem ter maior consumo de ração, ganho médio diário, taxa de conversão alimentar e menor incidência de diarreia. Especificamente, o Lactobacillus lactis é eficaz como promotor de crescimento, agente antiestresse e intensificador imunológico. No entanto, estudos avaliando os efeitos de L. lactis em suínos na terminação são limitados. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da suplementação com L. lactis no desempenho zootécnico, parâmetros hematológicos, qualidade da carne e flora intestinal em suínos desde a terminação até o abate. Para isso, um total de 72 animais (30,46 ± 3,08 kg) foram distribuídos aleatoriamente em 3 grupos (com 3 baias cada grupo e 8 su´nos por baia). Os três tratamentos foram baseados em uma dieta basal (O-0) e duas dietas experimentais suplementadas por 14 semanas com 0,01% (O-100) e 0,03% (O-300) de L. lactis, respectivamente.

Como resultado, o peso final dos suínos dos grupos O-100 e O-300 foi significativamente maior do que o dos suínos do grupo O-0. Na primeira fase da terminação, o ganho médio diário e o consumo médio diário dos suínos do grupo O-300 foram superiores aos dos suínos do grupo O-0. Nitrogênio ureico sanguíneo e malondialdeído foram significativamente maiores no grupo O-0 em comparação com os grupos O-100 e O-300 durante a primeira fase da terminação. Não foram observadas diferenças nos parâmetros hematológicos entre os três grupos durante a segunda fase da terminação. As contagens de L. lactis no estômago foram significativamente maiores no grupo O-300 do que no grupo O-0. As contagens de Escherichia coli no jejuno foram significativamente maiores no grupo O-0 do que no grupo O-300. Além disso, a dureza, coesividade, gomosidade e resiliência do músculo Longissimus dorsi coletados de suínos no grupo O-300 foram superiores aos dos suínos no grupo O-0.

Em conclusão, a suplementação dietética com Lactobacillus lactis aumentou o peso final, aumentou o ganho médio diário na primeira fase de engorda e melhorou a qualidade da carne.

Duan H, Lu L, Zhang L, Li J, Gu X, Li J. Effects of Lactobacillus Lactis Supplementation on Growth Performance, Hematological Parameters, Meat Quality and Intestinal Flora in Growing-Finishing Pigs. Animals. 2023; 13(7): 1247. https://doi.org/10.3390/ani13071247

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista