X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Potencializar o crescimento e a qualidade da carne: o papel do ferro e da inulina em suínos em terminação

A suplementação com ferro e inulina pode melhorar o desempenho de crescimento e a qualidade da carne em suínos em terminação.

8 Maio 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ferro (Fe) desempenha um papel fundamental na cor e na conservação da carne suína, pois estabiliza a mioglobina muscular e previne a oxidação, que pode causar descoloração. Já foi demonstrado que a inulina (In), uma fibra derivada das raízes de chicória, melhora a absorção de Fe ao favorecer bactérias intestinais benéficas que produzem ácidos graxos de cadeia curta.

Objetivo: Este estudo investigou como a suplementação dietética com ferro orgânico e inulina afeta o desempenho de crescimento, os níveis de ferro no sangue, as características de carcaça, a gordura intramuscular e a qualidade geral da carne em suínos em terminação.

Métodos: Quarenta suínos cruzados (LW × L; 20 machos e 20 fêmeas) foram distribuídos em um delineamento fatorial 2 × 2 × 2, com os fatores principais sendo: ferro (0 ou 500 mg/kg), inulina (0 ou 50 g/kg) e sexo (machos e fêmeas). Após cinco semanas, os animais foram levados ao frigorífico para coleta de amostras.

Resultados: A suplementação com ferro aumentou os níveis séricos de ferro, embora os suínos que receberam tanto ferro quanto inulina tenham apresentado níveis séricos mais baixos do que os que não receberam inulina. Os machos apresentaram concentrações menores de hemoglobina, hematócrito e eritrócitos em comparação com as fêmeas. A suplementação com inulina melhorou o ganho de peso diário e o peso de carcaça, enquanto o ferro isoladamente não aumentou os níveis totais de ferro no músculo Longissimus thoracis et lumborum (LTL). No entanto, a concentração de ferro não heme foi maior em animais suplementados com ferro, e os machos apresentaram maior concentração de ferro heme. Além disso, a suplementação com inulina aumentou o grau de marmoreio da carne suína, sendo o efeito mais significativo observado com a combinação de ferro e inulina.

Conclusão: Esses achados indicam que a suplementação dietética com ferro melhora os níveis de ferro não heme no soro e nos músculos, enquanto a inulina a 5% favorece o desempenho de crescimento e o marmoreio da carne, tornando-se um suplemento dietético valioso para suínos em terminação.

Dunshea FR, Pluske JR, Ponnampalam EN. Dietary iron or inulin supplementation alters iron status, growth performance, intramuscular fat and meat quality in finisher pigs. Meat Sci. 2024 Jul;213:109496. https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2024.109496

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista