A osteomielite é a principal causa de condenação total de carcaças em suínos de terminação em Portugal, gerando perdas econômicas significativas para a produção suinícola.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo determinar uma possível relação entre a osteomielite em carcaças suínas, fatores anteriores ao abate e achados concomitantes na inspeção post mortem.

Métodos: Foram coletados dados de inspeção de carcaças de 100.489 suínos de terminação abatidos em um frigorífico no norte de Portugal. As informações incluíram dados sobre a condenação total das carcaças, época do abate, origem, sexo, lesões por mordedura de cauda e procedimentos invasivos (corte de cauda e desgaste de dentes).
Resultados: A principal causa de condenação total das carcaças foi a osteomielite (61,03%). Do total de casos de osteomielite, 36,16% ocorreram na região anterior e 52,20% na posterior. Na região anterior, 94,78% dos casos estavam localizados no osso mandibular. Suínos submetidos ao desgaste de dentes e carcaças com pleurite apresentaram maior incidência de osteomielite (p = 0,00262 e p < 0,0001, respectivamente). Lesões por caudofagia de segundo e terceiro graus também estiveram associadas a uma maior incidência de osteomielite (p = 0,00128 e p < 0,0001, respectivamente).
Conclusão: É necessário revisar os procedimentos de inspeção e controle nos frigoríficos para melhorar a avaliação dos fatores relacionados ao bem-estar e correlacionar as práticas de manejo com a incidência de osteomielite em carcaças suínas.
Teiga-Teixeira, P.; Alves Rodrigues, M.; Moura, D.; Teiga-Teixeira, E.; Esteves, A. Osteomyelitis in Pig Carcasses at a Portuguese Slaughterhouse: Association with Tail-Biting and Teeth Resection. Animals 2024, 14, 1794. https://doi.org/10.3390/ani14121794