A colina é uma substância vital que participa de diversos processos fisiológicos que influenciam o desenvolvimento cerebral, o crescimento e as características de carcaça em mamíferos.
Objetivo: Este estudo avaliou o efeito de diferentes níveis de cloreto de colina sobre o desempenho de crescimento, a qualidade da carcaça e as características do fígado em suínos de terminação.

Métodos: Foram utilizados suínos (672 machos castrados e 588 fêmeas) com 8 semanas de idade, provenientes de uma granja comercial, e foram distribuídos nos grupos de tratamento com base no peso e no sexo. Cada tratamento dietético foi fornecido a 15 baias (8 baias de machos e 7 baias de fêmeas) para cada um dos 4 tratamentos dietéticos. Os tratamentos foram os seguintes: C0, dieta basal com 0% de cloreto de colina; C300, dieta basal + 0,06% de cloreto de colina, fornecendo 300 mg/kg de íons de colina; C600, dieta basal + 0,12% de cloreto de colina, fornecendo 600 mg/kg de íons de colina; C900, dieta basal + 0,17% de cloreto de colina, fornecendo 900 mg/kg de íons de colina. Os suínos tiveram acesso ad libitum à ração e à água durante todo o estudo e foram tratados de acordo com as práticas comerciais habituais.
Resultados: Não foram observados efeitos significativos da suplementação com colina sobre o desempenho produtivo. No entanto, os suínos que foram suplementados com níveis intermediários de colina apresentaram maior peso de lombo em comparação com os outros tratamentos dietéticos. Além disso, foram observadas diferenças associadas ao sexo tanto no desempenho de crescimento quanto nas características de carcaça, como era de se esperar.
Conclusão: Diferentes níveis de suplementação com cloreto de colina não alteram significativamente o desempenho de crescimento nem as características de carcaça dos suínos criados em condições comerciais.
Sommer KM, Burris ES, Jespersen JC, Estes K, Dilger AC, Dilger RN. Graded supplemental choline chloride fed throughout the grow and finish periods elicited minimal influence on growth performance and carcass characteristics of pigs in a commercial setting. J Anim Sci. 2025; 103: skae386. doi: 10.1093/jas/skae386.