
PSA na Espanha: atualização sobre as restrições às exportações
O Ministério da Agricultura atualizou as restrições às exportações de produtos suínos espanhóis, incluindo novidades para o Japão e os Estados Unidos.

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola
Faça seu login e inscreva-se na lista

O Ministério da Agricultura atualizou as restrições às exportações de produtos suínos espanhóis, incluindo novidades para o Japão e os Estados Unidos.

Atualmente, os estados da zona não livre estão sob vigilância clínica e inquéritos soroepidemiológicos.

Os preços globais do trigo, milho, cevada e sorgo aumentaram.

A queda mensal continuou sendo impulsionada pelos menores preços da carne suína e de aves.

O relatório mais recente do ESUAvet mostra um aumento de 5% nas vendas de antimicrobianos para animais de produção em 2024, sinalizando uma possível mudança na tendência de quedas de longo prazo.

Trata-se de dois novos focos secundários, com um total de 3 animais, o que eleva para 16 o número total de animais positivos desde o aparecimento da doença, todos eles dentro da zona de alto risco.

Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 198526 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?

Suínos, bovinos e frangos batem recorde de abates no 3° trimestre.

Apesar de queda mensal nos embarques, o total exportado no acumulado de 2025 supera o ano de 2024.

Em 10 de dezembro, as 55 granjas na zona afetada pela PPA delimitada pela UE apresentaram resultado negativo.

Para atingir o objetivo de no máximo 4 javalis por km², será necessário capturar 50% dos javalis da Catalunha.

A seguir, apresentamos uma atualização dos mercados que levantaram parte de suas restrições iniciais ao setor suíno espanhol devido ao aparecimento de PSA.

O Ministério da Agricultura da Espanha informa que o Chile reconhece a regionalização da UE e que Cuba aceita a carne suína espanhola, exceto a proveniente da Catalunha.



Aquecimento das vendas para a Argentina é resultado da elevação do envio de produtos como a carne suína e industrializados de diferentes segmentos.

Os seis cientistas designados por ordem ministerial são dois especialistas em pesquisa em sanidade animal, dois em fauna silvestre e outros dois em produção animal.

A partir da retirada da vacinação contra a Febre Aftosa em 2023, o produtor rural passou, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).

Os novos casos foram identificados nas proximidades dos anteriormente notificados. Os casos positivos somam agora 13 no total.

A descoberta de um vírus semelhante ao detectado na Geórgia não descarta que o surto de PPA possa ter se originado em uma instalação de biocontenção.

É a primeira vez em 17 meses que o número de matrizes cai abaixo de 40 milhões.


A nova portaria entrou em vigor em 1º de dezembro de 2025 e define que os plantios excepcionais compreendem os casos destinados à pesquisa, ensino, produção de sementes, unidades demonstrativas em eventos agropecuários e, em circunstâncias excepcionais, na produção de grãos influenciadas por condições climáticas atípicas.

A Comissão Europeia define a zona infectada por PSA na Catalunha e aplica medidas de controle urgentes para evitar a propagação.

A FAO espera que a produção global de carne suína aumente devido à melhoria da produtividade e que o comércio mundial de carne suína se expanda diante de déficits de oferta causados pela Peste Suína Africana (PSA).

O Governo anuncia auxílios econômicos e um grupo de trabalho para mitigar o impacto da PSA nos setores potencialmente afetados.

Ano é marcado por resiliência do setor, com avanços significativos no mercado interno e internacional

A China aceita a regionalização, ou seja, deixará de importar apenas os produtos que tenham como origem a província de Barcelona.


Um boletim de notícias sobre o setor suinícola
Faça seu login e inscreva-se na lista