A França e o Japão concluíram um acordo para garantir as exportações de carnes e miúdos suínos franceses diante do risco de introdução da peste suína africana. Esse acordo, que entra em vigor imediatamente, marca a culminação de sete anos de negociações entre as autoridades sanitárias de ambos os países.
O objetivo do acordo é assegurar as exportações de carnes e miúdos suínos franceses para o Japão. Ele estabelece que, em caso de aparecimento da peste suína africana no território francês, as exportações poderão ser retomadas assim que as zonas regulamentadas da França forem definidas e reconhecidas pela Comissão Europeia e após a adoção, por parte do Japão, de sua própria decisão administrativa baseada nessa atualização.

Dessa forma, o Japão reconhece formalmente as zonas regulamentadas implementadas na França e a eficácia das medidas de controle previstas, o que permitirá manter os fluxos comerciais a partir das áreas livres da doença.
Esse novo acordo de reconhecimento da regionalização, quatro anos após o firmado com a China, representa um êxito coletivo para a indústria suinícola, resultado do trabalho conjunto entre as autoridades e os profissionais franceses e japoneses.
29 de outubro de 2025/ Ministério da Agricultura, da Agroalimentação e da Soberania Alimentar/ França.
https://agriculture.gouv.fr

