Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ministro espanhol detalha possíveis impactos comerciais após o aparecimento da PSA

O ministro detalhou, em coletiva de imprensa, quais podem ser os impactos sobre o comércio da carne suína espanhola após a confirmação de PPA em javalis na última sexta-feira.

1 Dezembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ministro da Agricultura informou, no último sábado, em coletiva de imprensa, sobre a situação da PPA no país e sobre como o Ministério está trabalhando para minimizar as consequências comerciais decorrentes do surgimento dessa doença.

A Espanha exporta anualmente cerca de 8,8 bilhões de euros em produtos suínos para 104 países, dos quais 5,1 bilhões (58%) têm como destino a União Europeia. O ministro destacou que as exportações para a UE permanecem inalteradas, exceto na zona delimitada de 20 km ao redor dos pontos onde foram encontrados os dois javalis positivos, a partir da qual não é possível exportar.

Com relação aos mercados de países terceiros, as exportações somam 3,7 bilhões de euros, dos quais 1,1 bilhão corresponde ao mercado chinês. Dos 104 países, 44 exigem requisitos sanitários específicos para a peste suína africana, sendo que 24 reconhecem a regionalização e 20 não a reconhecem.

Entre os principais destinos, países como China, Filipinas, Coreia do Sul, Reino Unido e Sérvia reconhecem a regionalização, o que permite limitar o impacto comercial. No caso da China, a regionalização é aplicada em nível provincial; nos demais países, o tipo de delimitação geográfica depende de cada acordo firmado e deverá ser negociado individualmente pelo Ministério. Em contraste, outros mercados importantes — como Japão, Malásia, Taiwan, Vietnã e México — não a aceitam.

Atualmente, cerca de um terço dos 400 certificados de exportação encontra-se temporariamente bloqueado. O MAPA trabalha, junto com os escritórios comerciais e as representações agrícolas, para reabrir mercados e minimizar as perdas econômicas.

O ministro lembrou o peso estratégico do setor suíno espanhol na economia, já que representa 40% da produção pecuária final e 17% da produção agrária final. A Espanha é o maior produtor de suínos da UE e o terceiro do mundo, com 44.500 granjas e 4,9 milhões de toneladas produzidas anualmente, das quais aproximadamente 2,7 milhões são exportadas (1,2 milhão fora da UE e 1,5 milhão dentro da UE).

29 de novembro de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es/

Consulte o ''guia de enfermidades'' para mais informações

Peste Suína AfricanaA peste suína africana é uma das doenças virais mais importantes em suínos. É uma doença sistêmica e é relatada na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

FAQs

Por que tantas medidas se a peste suína africana (PSA) não afeta pessoas ou outros animais além de porcos?

A peste suína africana é um vírus que não possui tratamento ou vacina e pode causar até 100% de mortalidade em javalis e/ou porcos infectados. Embora não afete humanos por contato ou consumo de carne, a disseminação do vírus causaria alta mortalidade entre javalis e porcos domésticos, resultando em enormes perdas econômicas no setor suíno, principalmente devido às restrições à exportação.

Artigos relacionados