X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Produção e exportações de carne suína da UE deverá diminuir em 2023

O baixo número de matrizes reprodutoras e a peste suína africana reduzirão ainda mais a produção de carne suína da UE em 2023. Um declínio adicional nas exportações para a China contribuirá para uma redução das exportações da UE.

7 Abril 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção de carne suína na UE diminuiu na maioria dos Estados-Membros em média 5,6% em 2022. Produtores importantes como DE, PL, DK, ES, BE e IT registaram grandes quedas. De acordo com o levantamento pecuário de dezembro de 2022, o número de matrizes reprodutoras diminuiu meio milhão de cabeças em 2022 (-4,6%), após um declínio de 370.000 cabeças em 2021 (-3,6%). O plantel atual de suínos de terminação também é muito baixo em todas as categorias.

Alteração do número de matrizes reprodutoras nos principais países produtores da UE (1000 cabeças). Fonte: DG Agricultura e Desenvolvimento Rural, com base no Eurostat.
Alteração do número de matrizes reprodutoras nos principais países produtores da UE (1000 cabeças). Fonte: DG Agricultura e Desenvolvimento Rural, com base no Eurostat.

Em 2023, supõe-se que a situação da peste suína africana não mude e isso continuará a desencadear fortes respostas nos países afetados e entre os parceiros comerciais. Como os preços da ração estão caindo lentamente, a principal pressão sobre as margens deve diminuir. Isso também pode resultar em pesos de carcaça ligeiramente maiores. No geral, a produção de carne suína da UE deverá diminuir ainda mais 5% em 2023.

Devido à oferta restrita, os preços da carne suína na UE continuam a evoluir em níveis recordes. Isso torna as exportações de carne suína da UE relativamente menos competitivas do que outros exportadores no mercado global. As exportações de carne de suíno da UE diminuíram mais de 16% em 2022, principalmente devido a uma redução de 50% das exportações para a China, que não deverá ser revertida em 2023. Isso foi parcialmente compensado pelo desvio das exportações para outros destinos como o Japão (+23% ), Filipinas (+21%), Coreia do Sul (+12%) e Austrália (+19%). No geral, as exportações de carne suína da UE podem diminuir ainda mais 3% em 2023.

 

Exportações de carne suína da UE por parceiro principal (peso de carcaça de 1000 t). Fonte: DG Agricultura e Desenvolvimento Rural, com base no Eurostat.
  Exportações de carne suína da UE por parceiro principal (peso de carcaça de 1000 t). Fonte: DG Agricultura e Desenvolvimento Rural, com base no Eurostat.

As importações de carne suína da UE do Reino Unido aumentaram quase 28% em 2022, representando um pouco menos de 85% do total das importações da UE. Como se espera que a produção no Reino Unido diminua, há pouco potencial para aumentar as importações desse lado. Portanto, espera-se que as importações de carne suína da UE aumentem apenas 2% em 2023.

Devido à oferta limitada, o uso doméstico da UE diminuiu 2,8% em 2022, com média de 31,8 kg per capita. Isso cairia ainda mais em 2023 em 5,9% e atingiria seu ponto mais baixo (cerca de 30 kg per capita em média).

30 de março de 2023/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://agriculture.ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados