Os produtores de carne suína da Ucrânia enfrentaram maior incerteza devido à guerra Rússia-Ucrânia. Em 2024 e 2025, houve relatos públicos de bombardeios, ataques de artilharia e drones contra granjas de suínos no leste da Ucrânia. Em 1º de janeiro de 2025, o maior produtor de carne suína do país, a APK Invest, anunciou a perda de controle sobre várias unidades de produção agora situadas em territórios ocupados. A indústria continua sofrendo com logística complexa, mobilização de trabalhadores, aumento da tributação, incluindo um novo imposto de guerra, ambiente macroeconômico instável, flutuações cambiais, perda de mercado devido ao êxodo populacional, falta de eletricidade e outros fatores relacionados à guerra. O setor destacou o recrutamento de funcionários e a situação sanitária animal como os principais fatores de risco de produção em 2025. A guerra deslocou o crescimento geográfico da suinocultura para as regiões central e ocidental da Ucrânia.
Após um forte aumento no abate em 2024, espera-se em 2025 uma queda de 13% no abate (para 6,65 milhões de cabeças) e de 12% na produção de carne suína (para 610 mil toneladas), seguida por uma leve recuperação em 2026. Relatórios do setor indicam satisfação com os preços de venda dos suínos, mas preveem que a oferta de carne suína em 2025 será insuficiente, levando a importações de 30 mil toneladas.

A peste suína africana (PSA) continua sendo um grande problema para a indústria. A falta de seguro comercial ou subsidiado pelo governo desestimula a produção e limita as oportunidades de exportação. As regulamentações de eliminação de surtos e despovoamento frequentemente resultam em riscos de produção adicionais que fogem ao controle dos produtores.
Os preços da carne suína no varejo atingiram um recorde histórico em 2025, deprimindo o consumo. A carne suína também se tornou relativamente mais cara em comparação à carne bovina e de aves; no entanto, os preços das três proteínas cresceram significativamente, favorecendo a avicultura. A redução do consumo deve continuar entre os consumidores de menor poder aquisitivo.
17 de setembro de 2025/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov

