Pelo décimo terceiro ano consecutivo a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) confirmou seu protagonismo como ferramenta de geração de valor para toda a cadeia da suinocultura, trazendo resultados expressivos. Mesmo em um cenário econômico exigente, a campanha alcançou crescimento de dois dígitos em faturamento em todas as 21 redes varejistas participantes, reafirmando o posicionamento da carne suína como produto competitivo, rentável e conectado aos desejos do consumidor atual.
O faturamento geral da campanha obteve desempenhos expressivos: entre 10% a 57%. Esse resultado é reflexo direto de uma estratégia de agregação de valor, que fortaleceu categorias como os cortes resfriados e temperados, com foco em conveniência e qualidade.

Um dos destaques da edição foi o aumento de entrada da carne suína na cesta do consumidor. Em uma das redes participantes, 20% dos clientes que compraram nas lojas durante o período, levaram pelo menos um corte suíno, ou seja, 1 a cada 5 consumidores foi impactado pela estratégia no ponto de venda, consolidando o produto como uma escolha natural no dia a dia, mesmo com o orçamento familiar pressionado.
Com crescimento de até 30% na categoria de suínos resfriados em algumas operações, e um destaque para os cortes temperados que cresceu em 83,62% em uma das redes participantes, o consumidor mostrou que reconhece na carne suína atributos essenciais em tempos de escolhas mais racionais e criteriosas, como sabor, custo-benefício, praticidade e saudabilidade.
Os resultados alcançaram todo o Brasil, com a região Nordeste no topo dessa lista registrando o maior crescimento de vendas, seguido pelo Sudeste que liderou o faturamento. A SNCS também revelou uma migração importante para o interior, com lojas de cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná registrando altos índices de crescimento, inclusive acima de 60% em algumas localidades.
Os estreantes na campanha também trouxeram resultados expressivos. Redes participando pela primeira vez registraram crescimento de até 43% em volume total de carne suína vendida no período.
Ao aliar estratégia de marketing, inteligência de mercado e presença no varejo com relevância, a edição 2025 mostrou que a carne suína não é uma escolha de ocasião, é uma escolha estratégica e comprova que o trabalho da ABCS amplia a presença da proteína nos lares brasileiros.
10 de julho de 2025 /ABCS/ Brasil
https://abcs.org.br