Objetivo: Este estudo investigou os efeitos das condições da baia de espera durante o período pré-abate sobre o bem-estar e a qualidade da carne de suínos.
Métodos: Um total de 3.070 suínos de engorda foram distribuídos em seis grupos, organizados em dois ensaios com um delineamento fatorial 2 × 3, de acordo com a iluminação (menor que 40 lux (BX), maior que 40 lux (AX)) e a densidade da baia (baixa: superior a 0,83 m²/100 kg; normal: 0,50–0,83 m²/100 kg; alta: inferior a 0,50 m²/100 kg), em duas condições de temperatura: elevada (acima de 24 °C) e baixa (inferior a 10 °C).

Resultados: Os suínos alojados em baias com alta densidade apresentaram menos comportamentos agressivos e de aglomeração em comparação com aqueles alojados com baixa densidade em temperaturas baixas. Em temperaturas elevadas, suínos em alta densidade permaneceram mais tempo em pé e sentados e demonstraram maior agressividade do que os em baixa densidade. Suínos alojados com alta densidade apresentaram pH mais elevado do que os com baixa densidade em temperaturas baixas. Em temperaturas elevadas, suínos alojados com baixa densidade apresentaram pH mais alto, maior capacidade de retenção de água, maiores perdas por gotejamento e por cozimento em comparação com aqueles em alta densidade. Já em temperaturas baixas, suínos em baixa densidade apresentaram níveis de cortisol mais elevados do que os alojados com alta densidade. No entanto, suínos em baixa densidade apresentaram níveis de cortisol mais baixos do que os de alta densidade quando expostos a temperaturas elevadas.
Conclusão: De acordo com os resultados obtidos, uma densidade de baia excessivamente alta (inferior a 0,50 m²/100 kg) em temperaturas elevadas e uma densidade excessivamente baixa (superior a 0,83 m²/100 kg) em temperaturas baixas geralmente não são benéficas para a qualidade da carne nem para o bem-estar dos suínos.
Song D-C, Lee J-H, Yun W, Chang S-Y, Park S-H, Jeon K-H, Kim H, Cho J-H. Effects of Stocking Density and Illuminance in Lairage of Fattening Pigs in Different Temperatures. Animals. 2024; 14(15): 2145. https://doi.org/10.3390/ani14152145