O Secretário de Agricultura Francisco P. Tiu Laurel Jr. ordenou um monitoramento mais rigoroso de supermercados e mercados públicos para garantir o manuseio e a rotulagem adequados da carne congelada, enquanto o Departamento de Agricultura (DA) busca proteger tanto os consumidores quanto os produtores locais.
Tiu Laurel instruiu o Serviço de Assistência em Agronegócio e Marketing, o Departamento de Pecuária e o Serviço Nacional de Inspeção de Carnes a conduzirem inspeções em todo o país para verificar o cumprimento das normas de segurança alimentar e de comércio justo.

Segundo o DA, alguns vendedores continuam a comercializar carne suína congelada como se fosse fresca, induzindo consumidores ao erro e prejudicando varejistas legítimos e produtores locais.
O monitoramento intensificado busca aumentar a transparência no mercado de carnes, proteger os consumidores e ajudar a restaurar a rentabilidade dos criadores de suínos locais em meio à persistente volatilidade de preços.
A ordem coincide com os esforços do DA e dos produtores locais de suínos para estabilizar os preços da carne suína e apoiar os criadores que estão sendo afetados pela queda nos preços pagos ao produtor.
14 de novembro de 2025/ Departamento de Agricultura e Agência de notícias das Filipinas / Philippines.
https://www.da.gov.ph




