TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

UE: Futuro da produção de carne suína - Perspectivas para 2032

O consumo e a produção de carne suína começarão a diminuir nos próximos dez anos devido a preocupações sanitárias, ambientais e sociais.

27 Dezembro 2022
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Prevê-se que o consumo aparente de carne suína na UE diminua 0,4% ao ano, de 32,4 kg per capita em 2022 para 31,1 kg em 2032 (-4% em todo o período). Beneficiando-se de excelentes possibilidades de exportação para a Ásia, apesar da peste suína africana (PSA), o setor de carne suína da UE (União Europeia) aumentou a produção para 23,7 milhões de t em 2021, mas caiu em 2022. Embora as oportunidades de exportação devam diminuir gradualmente, a PSA terá um efeito duradouro na UE. Além disso, os sistemas de produção intensiva provavelmente enfrentarão mais críticas da sociedade. Combinado com leis ambientais mais rígidas em alguns países da UE, isso terá um efeito sério na produção. Portanto, a produção de carne suína da UE deverá cair 1% ao ano em 2022-2032 (2,2 milhões de toneladas durante todo o período).

Espera-se que a capacidade de produção da China se recupere mais cedo do que o esperado. Portanto, reduzirá drasticamente sua dependência de importações, apesar de ainda ocorrerem novos surtos de PSA. Outras regiões da Ásia podem levar mais tempo para se recuperar. Isso tem um impacto enorme nas exportações de carne suína da UE, que vão predominantemente para a China. Além disso, espera-se que outros destinos de exportação da UE, como Japão, Filipinas e Vietnã, reduzam suas importações até 2032. No entanto, os mercados da Coréia do Sul, Austrália, África Subsaariana ou países europeus vizinhos podem criar oportunidades adicionais para as exportações da UE. Como resultado, embora as exportações da UE tenham aumentado 2,8% ao ano em 2012-2022, projeta-se que diminuam -3,2% ao ano em 2022-2032. A UE também precisará fortalecer e diversificar sua carteira de exportação. Permanecem as incertezas sobre a velocidade da recuperação e as proibições comerciais devido à PSA. Outro possível risco é a disseminação da PSA para o continente americano.

Após o aumento dos preços em 2022, os preços da UE devem diminuir. No entanto, a demanda de importação fora da China, os surtos contínuos de PSA na Ásia e um ajuste na produção doméstica podem desacelerar a queda dos preços até 2025. Os preços da UE devem permanecer em torno de EUR 1.500/t até 2032.

09 de dezembro de 2022/ EU agricultural outlook for markets, income and environment, 2022-2032/ European Commission.
https://agriculture.ec.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Artigos relacionados