A cor da carne depende em grande medida dos níveis de pH. Para melhorá-la, nutricionistas e produtores adicionam compostos bioativos e aditivos herbais às dietas dos suínos. As agulhas de pinho (Pinus spp.) possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas que, uma vez fermentadas, tornam-se aditivos funcionais para a alimentação animal.
Objetivo: Investigar os efeitos da suplementação com agulhas de pinho fermentadas sobre os parâmetros de carcaça, a qualidade da carne e a capacidade antioxidante em suínos de engorda.

Métodos: No total, 80 suínos cruzados Duroc × (Landrace × Large White), com aproximadamente 4 meses de idade e peso inicial de 60,5 ± 2,5 kg, foram distribuídos aleatoriamente em quatro tratamentos experimentais: 1) controle (dieta basal) e dieta basal suplementada com agulhas de pinho fermentadas em diferentes níveis: FR1 (1%), FR2 (2%) e FR3 (3%) durante 55 dias. Amostras do músculo longissimus dorsi foram coletadas para avaliar a qualidade da carne, a textura, a atividade enzimática antioxidante e a expressão gênica.
Resultados: Em comparação com o grupo controle, os tratamentos com agulhas de pinho fermentadas aumentaram a porcentagem de carne magra, a capacidade antioxidante total e a atividade da superóxido dismutase no soro e no músculo longissimus dorsi. Além disso, os tratamentos elevaram os níveis de expressão de mRNA de SOD1, catalase e Nrf2 no músculo e reduziram a atividade de malondialdeído no soro e no longissimus dorsi, bem como o nível de expressão de mRNA de Keap1. Em comparação com o controle e o tratamento FR1, os tratamentos FR2 e FR3 aumentaram a elasticidade, a atividade sérica de GSH-Px e a atividade da CAT no longissimus dorsi, além de reduzirem a dureza, a mastigabilidade, a gomosidade e a coesividade. Ademais, em comparação com o controle e os demais tratamentos com agulhas de pinho fermentadas, o tratamento FR2 resultou em maior peso e rendimento de carcaça, pH às 24 h, valor a* (cor vermelha) e pontuação de marmoreio nos suínos de engorda, mas também reduziu significativamente o valor L* (luminosidade), o valor b* (cor amarela) e a força de cisalhamento na qualidade da carne.
Conclusão: A adição de agulhas de pinho fermentadas às dietas de suínos de engorda pode melhorar a maciez e o frescor da carne, como evidenciado pela modificação da atividade enzimática antioxidante e dos níveis de expressão de mRNA de genes antioxidantes no músculo, sem afetar o desempenho produtivo.
Ma W, Ma Z, Mao P, Zhang X, Wu X, Gao M, Wu Q. Effects of Feed Supplemented with Fermented Pine Needles (Pinus ponderosa) on Carcass Quality, Meat Quality, and Antioxidant Capacity of Growing-Finishing Pigs. Foods. 2025; 14(12), 2046. https://doi.org/10.3390/foods14122046