
Peste suína na Espanha: não se pode descartar origem em uma instalação de contenção biológica
A descoberta de um vírus semelhante ao detectado na Geórgia não descarta que o surto de PPA possa ter se originado em uma instalação de biocontenção.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista

A descoberta de um vírus semelhante ao detectado na Geórgia não descarta que o surto de PPA possa ter se originado em uma instalação de biocontenção.

O Governo anuncia auxílios econômicos e um grupo de trabalho para mitigar o impacto da PSA nos setores potencialmente afetados.

A Comissão Europeia define a zona infectada por PSA na Catalunha e aplica medidas de controle urgentes para evitar a propagação.

Sete javalis encontrados mortos no mesmo município de Barcelona, muito perto de onde os outros dois apareceram, testaram positivo para peste suína africana.

A China aceita a regionalização, ou seja, deixará de importar apenas os produtos que tenham como origem a província de Barcelona.

Após a confirmação ontem de dois casos de peste suína africana em javalis, e enquanto se aguarda a confirmação oficial de quatro possíveis novos casos, a Generalitat colocou em ação imediatamente o plano de contenção.

Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 199299 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?



As equipes veterinárias do Departamento e do Grupo de Saneamento Suíno (GSP) concluíram as inspeções clínicas, a coleta de amostras e a revisão das medidas de biosseguridade, confirmando que a doença não afetou nenhuma granja da região.

O ministro detalhou, em coletiva de imprensa, quais podem ser os impactos sobre o comércio da carne suína espanhola após a confirmação de PPA em javalis na última sexta-feira.

A medida temporária foi adotada após a confirmação de dois casos de PPA na Catalunha, como medida preventiva para proteger a suinocultura nacional.

Os positivos foram detectados em dois javalis encontrados mortos, em 26 de novembro, em Bellaterra (Barcelona), e notificados pelos serviços veterinários oficiais da Catalunha.

A República Dominicana reuniu especialistas de 64 países em um programa internacional de capacitação para fortalecer a vigilância e a prevenção da PSA.

Este é o primeiro caso de peste suína africana na maior região produtora de suínos do país.

No projeto, são explicitadas as razões que motivaram o controle populacional do javali-europeu, tais como sua nocividade ao meio ambiente, à saúde pública, à agricultura e à pecuária.

Com a criação da CONAPORC, o Panamá avança em um modelo de suinocultura sustentável, coordenando ações de desenvolvimento, sanidade e proteção ambiental para o setor suíno.



Portaria foi elaborada em parceria com o setor produtivo para que a suinocultura se destaque cada vez mais pelo padrão sanitário.

Campanha “Uso Consciente, Futuro Sustentável”, webinar técnico e lançamento de manual marcam participação da entidade na mobilização global pela saúde única.

Nova Portaria define regras para contratação de serviços técnicos e reforça que a fiscalização oficial permanece exclusiva dos auditores fiscais federais agropecuários

O acordo permitirá que as exportações provenientes de zonas livres continuem mesmo em caso de um surto de peste suína africana na Espanha.

Novas regras para fortalecer as defesas do país contra a PSA, garantindo ao mesmo tempo a importação segura de suínos e produtos suínos.

A GD, em conjunto com o Ministério da Agricultura da Holanda e as associações de criadores, continua a pesquisa para confirmar a relação causal e está desenvolvendo novos testes diagnósticos para uso na prática veterinária.



A França e o Japão concluíram, em 29 de outubro de 2025, um acordo de regionalização relativo à peste suína africana (PPA).

Durante a celebração do XXX Seminário sobre Harmonização do Registro e Controle de Medicamentos Veterinários, realizado em Guadalajara, Jalisco, o México assumiu a presidência do CAMEVET pelos próximos dois anos.

A Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que os proprietários devem declarar todas as espécies presentes em suas propriedades até o dia 15 de dezembro.

Por meio da Resolução 810 e elaborado em conjunto com o setor privado, o SENASA estabeleceu um marco normativo contra o vírus que afeta a produção suína.

A peste suína africana foi detectada em uma granja de suínos em Taichung.

O índice de doenças do SHIC monitora a atividade de patógenos suínos e identifica ameaças emergentes.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista