
Projeto de instalações suínas. Pontos estratégicos para o futuro (2/3): biosseguridade
A evolução da produção suína para grandes integradoras e a propagação de doenças altamente letais, como a PSA, colocaram o foco na biosseguridade.

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista

A evolução da produção suína para grandes integradoras e a propagação de doenças altamente letais, como a PSA, colocaram o foco na biosseguridade.

Trata-se de ter em conta o bem-estar dos animais, mas também a ergonomia no trabalho, o respeito pelo ambiente e as expectativas da sociedade.

Programação de determinadas tarefas, controle de peças de reposição, verificação de elementos elétricos. Em que consiste a correta gestão da manutenção na granja?

Uma parceria público-privada, visando mitigar o risco de entrada de doenças exóticas, emergenciais e de controle oficial no Brasil, com o objetivo principal de proteger o plantel nacional de suínos.

A palha é o melhor material de enriquecimento para atender às necessidades dos suínos. Mas como podemos fornecer?

Esta solução atenua o efeito do vento, quer tenhamos ventilação forçada ou natural.

A evolução faseada da produção de carne suína ao longo dos últimos 25 anos não tem sido fiel aos seus objetivos originais.

A inteligência artificial não é uma moda passageira na produção de suínos, mas sim uma revolução contínua que está redefinindo o setor.

Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 196406 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?

As unidades coletivas em operação e métodos de processamento a nível europeu foram inventariadas por país e por processo.

Os parâmetros de projeto de granja mudaram. O bem-estar animal tornou-se ainda mais importante e a evolução genética deu origem a variações produtivas entre linhagens.

A aplicação das MTD para otimizar a gestão do dejeto no interior dos reservatórios resulta num aumento da frequência de esvaziamento das fossas para armazenamento externo.

Espanha é o primeiro país da União Europeia a legislar sobre a instalação de sistemas de videovigilância em frigoríficos, seguindo a Inglaterra, a Escócia e Israel nesta iniciativa.

Há 8 anos, a Granja Capdevila Torrent Ramaders lançou a sua unidade de produção de biogás por codigestão, sendo hoje um exemplo de viabilidade econômica e sustentabilidade.

Nos últimos anos, as novas disposições sobre bem-estar animal nas granjas de suínos avançaram de forma constante nos principais mercados mundiais, daí a importância de antecipar as possíveis consequências que nossa região pode enfrentar.

O artigo descreve diferentes técnicas que podem ser aplicadas, em ordem de prioridade, para evitar as emissões de NH3 e CH4.

Nas granjas de terminação são necessárias baias para a expedição do suíno para os frigoríficos, esta zona aqui chamada de área de jejum. Neste local, o fornecimento de ração aos suínos é interrompido para que possam viajar com o trato digestório vazio.



Neste primeiro artigo sobre emissões, Xavier Flotats explica como os principais gases de efeito estufa e amônia são gerados em nossas granjas.

Neste artigo apresentaremos os aspectos técnicos para o dimensionamento dos galpões que são utilizados para receber os leitões desmamados e mantê-los no mesmo local até a terminação. Em inglês, esse tipo de instalação é chamado de "Wean to Finish (WTF)" e em português "Desmame à Terminação (DF)". Este tipo de projeto substitui as instalações de transição e de terminação.

Nos últimos anos, com o surgimento e ressurgimento de doenças de difícil controle, como a peste suína africana (PSA), síndrome reprodutiva e respiratória suína PRRS e diarreia epidêmica suína, a percepção da importância crítica da sanidade suína e sua relação com a biosseguridade.

A suinocultura moderna depende do fornecimento de rações balanceadas, portanto a qualidade e segurança destas são fundamentais para a saúde, bem-estar dos animais e para o máximo desempenho produtivo.

Esta rampa inovadora projetada pela Hylife melhora o bem-estar dos leitões e reduz o esforço físico dos funcionários da granja durante o processo de desmame.

Uma porta muito simples e funcional para movimentar os suínos em granjas de terminação.

Fomos visitar a Piggly, uma granja com produção sustentável do ponto de vista ambiental, produtivo, de bem-estar e econômico.

Quais fatores ambientais podem afetar a taxa de conversão? Enric Marco nos conta como a temperatura e a umidade podem nos fazer perder dinheiro.


Bem vindo a 3tres3
Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.
Já somos 196406 Usuários!
Cadastre-seJá é usuário?
Após o aparecimento de problemas lembramos de que, talvez, a água seja a origem dos nossos maus resultados produtivos.

O controle contínuo do peso das fêmeas permitiu melhorar significativamente a eficiência do uso da ração e melhorar a longevidade das matrizes.

Um simples suporte de metal pode proteger os comedouros de leitões contra danos durante a limpeza e também economizar seu tempo.

Esta passagem permite que as matrizes sejam conduzidas com o mínimo de intervenção.

Nesta área são mantidas as matrizes que vão ser inseminadas e as que estão em gestação até uma semana antes do parto, quando são levadas para a maternidade.

Além dos benefícios ambientais, o aumento do custo de energia e fertilizantes inorgânicos tornam a produção de biogás em nível de granja uma opção interessante e econômica.

Apresentamos os principais sistemas alternativos às gaiolas de maternidade para matrizes, desde o confinamento zero até à restrição temporária.

As maternidades são projetadas e construídas com o maior conforto para as matrizes e seus leitões, levando em consideração desde a facilidade de movimentação dos animais e dos funcionários que cuidam deles, até o controle de temperatura e ventilação.


Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista